Quais os exercícios indicados para não ganhar muito peso na gestação?

Quais os exercícios indicados para não ganhar muito peso na gestação?

Deseja saber quais os exercícios indicados para não ganhar muito peso na gestação? Confira tudo o que precisa saber, aqui neste artigo!

Ganhar peso na gravidez é algo que inevitavelmente acontecerá devido a todas as mudanças que você apresentará, bem como ao crescimento constante e rápido do seu bebê, inclusive, em um ensaio gestante com tema cronológico, o qual apresenta a evolução da barriga a cada mês, podemos notar essas alterações no corpo.

No entanto, isso não significa que, por esse motivo, devemos nos negligenciar e deixar os quilos aumentarem mais do que o recomendado, que é em média 10 kg.

Quais os benefícios dos exercícios físicos na gravidez?

O exercício na gravidez oferece vários benefícios para as mulheres, como exemplo, ajuda a diminuir o tempo do trabalho de parto, ou, no caso das pessoas com obesidade, isso ajudaria a evitar o aparecimento de algumas complicações, como diabetes ou hipertensão, doenças que causam um sério risco para sua saúde e do seu bebê.

Fazer exercício físico nesta fase é muito importante para o seu bem estar, a fim de garantir uma gestação saudável e bom desenvolvimento do bebê. Portanto, compartilhamos a seguir, os exercícios que você pode fazer para evitar ganhar peso durante a gravidez, mas antes de realizá-los, consulte o seu médico sobre possíveis restrições.

Exercícios que você pode fazer para evitar ganhar peso excessivo durante a gravidez

Embora na gravidez existam certos exercícios que não são recomendados, como os que são muito intensos ou de alto impacto, há outros que são seguros e que ajudarão a manter as complicações gestacionais afastadas, a ter boas condições físicas e evitar o aparecimento de quilos excessivos.

É importante observar que, embora o exercício nesta fase seja recomendado, certas precauções e recomendações devem ser seguidas.

Natação

Nadar ou praticar esportes na água durante a gravidez ajuda a evitar o superaquecimento do corpo, equilibrando a temperatura, além de melhorar o tônus ​​muscular, a circulação sanguínea, respiração e reduzir a dor na região lombar.

Caminhada

A caminhada é um exercício simples, mas traz muitos benefícios, e, é um dos mais seguros na gravidez, porque, embora continue sendo um exercício aeróbico, é de baixo impacto, o que significa que o corpo não se esforça excessivamente.

Além de ajudar você a controlar o ganho de peso, caminhar durante a gravidez tem várias vantagens. Por um lado, ajuda a relaxar as tensões, tonificar os músculos e melhorar a circulação, ajudando a prevenir problemas como inchaço dos pés ou constipação.

E, por outro lado, também é muito bom para a saúde emocional, porque dar um passeio nos ajuda a clarear nossas mentes, afastando estados de humor negativos, como a depressão.

Pilates

O método Pilates é mais um exercício que pode ser praticado durante a gravidez. Devido à sua baixa intensidade baseada em movimentos harmônicos, é um exercício que oferece muitos benefícios para as mulheres grávidas.

Entre eles, há a melhora da circulação sanguínea e da tonificação muscular, mas também praticar o Pilates durante a gravidez ajuda a melhorar a postura corporal, além de conhecer melhor seu corpo e, assim, aprender a controlá-lo.

Yoga

Finalmente, um dos exercícios mais recomendados e, segundo um estudo, um dos melhores e mais eficazes para a gravidez: o yoga. Além de todos os benefícios físicos que oferece, como flexibilidade e melhora do tônus ​​muscular, o yoga funciona como antidepressivo e ajuda a reduzir os níveis de ansiedade.

Ao praticar as posturas acompanhadas de meditações e controlar a respiração, o yoga favorece a preparação para o parto, pois ficou provado que também ajuda a reduzir a dor durante o parto e pode até ajudar a reduzir a probabilidade de ter uma cesariana.

Seguir certas precauções, como se exercitar em uma área ventilada, usar roupas leves e limpas, além de se manter bem hidratado, se exercitar durante a gravidez e evitar ganhar muito peso, é muito importante.

Lembre-se de que antes de iniciar ou continuar uma rotina de exercícios durante a gravidez, você deve consultar seu médico para descobrir se está em condições de fazê-lo.

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