O que fazer depois de passar em um concurso bancário?

O que fazer depois de passar em um concurso bancário?

O que fazer depois de passar em um concurso bancário? O sonho da maior parte dos concurseiros é conquistar uma vaga para atuar em instituições financeiras, pois os salários são muito atraentes, há diversos benefícios, além disso, é uma ótima carreira a ser seguida. Não é à toa que este é um dos concursos mais concorridos.

Quer saber o que fazer depois de passar em um concurso bancário? Confira as informações mais importantes, aqui neste artigo.

Concursos bancários: Quais instituições realizam os mesmos?

No Brasil, há cerca de 12 instituições financeiras, sendo elas regionais, estaduais e federais, as quais oferecem vagas decorrentes de concursos públicos uma vez ao ano.

Você pode se inscrever em concursos bancários realizados pelas seguintes instituições:

1.   BB – Banco do Brasil

2.   BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social

3.   BC – Banco Central

4.   BNB – Banco do Nordeste do Brasil

5.   BRB – Banco de Brasília

6.   BANRISUL – Banco do Estado Rio grande do Sul

7.   BASA – Banco da Amazônia

8.   BANESTES – Banco do Estado de Espírito Santo

9.   BRDE – Banco Regional do Desenvolvimento Extremo Sul

10. Banpará – Banco Estado Pará

11. BASA – Banco Amazônia

12. CEF – Caixa Econômica Federal

Há diversas vagas em concursos bancários, no entanto, os mais realizados são os de escriturário, que tem como função o atendimento ao público, serviços do banco, relatórios. No entanto, as funções do profissional são atribuídas de acordo com a instituição de atuação.

Concurso bancário: como saber qual é o melhor?

Para saber qual o melhor concurso bancário, você precisa avaliar alguns pontos, pois não há uma eleição, pois todas as instituições oferecem boas vantagens, as quais, muitas vezes são parecidas.

Caso esteja em dúvida para qual concurso público se inscrever, inicie a escolha avaliando a carga horária, flexibilidade, plano de saúde, salários, provas anteriores, grau de dificuldade, atribuições dos cargos, etc.

O que fazer quando é aprovado em concurso bancário?

Portrait of a pensive young girl making notes while sitting with books isolated over yellow background

Depois de escolher qual o melhor concurso bancário, é hora de se preparar intensamente para os estudos, utilizando apostilas para concurso, analisando as opções disponíveis no site de rateio de concursos, utilizando as provas de editais anteriores como simulados para testar os seus conhecimentos, entre outros.

Após muita dedicação para conquistar aprovação no concurso bancário, o segundo passo é reunir toda documentação necessária solicitada no edital, lembrando que documentos desatualizados ou em falta no dia da entrega, ocasionará a desclassificação.

Portanto, verifique se algum documento precisa ser atualizado e os providencie o quanto antes, se já sabe que vai prestar um concurso, o ideal é ter toda documentação preparada, ao menos 45 dias antes.

A primeira informação a ser divulgada após a realização da prova, são as notas e status de aprovação, no site responsável pela organização do mesmo. Depois de um período (confira no site e no edital do concurso), é anunciado a convocação para entrega de documentos e avaliação de dados. Em seguida, terá a terceira fase que é a nomeação do cargo.

Ao tomar posse, o funcionário terá o período de experiência de 1 ano, podendo se efetivado com estabilidade, após este período.

Nos concursos públicos, não é possível mudar de cargo, mas você pode ter titulações que impliquem no aumento da remuneração em até 30% e ainda atender clientes mais específicos, os quais realizam altos investimentos ou possuem altos rendimentos.

Por exemplo, caso seja graduado e deseje realizar uma pós graduação, você receberá um aumento salarial.

Está esperando o que para se preparar e conquistar uma vaga dos sonhos, através de concursos bancários? Aproveite os nossos cursos para concurso e conquiste sua aprovação com uma ótima classificação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *