MBA ou mestrado: o que é melhor para o futuro da minha carreira?

MBA ou mestrado: o que é melhor para o futuro da minha carreira?

MBA ou mestrado

Está terminando sua graduação e ainda não sabe quais os próximos passos para dar continuidade a sua formação? Ou você já atua profissionalmente e está em busca de mais conhecimentos? Então fique atento às diferentes possibilidades que você pode buscar para realizar a pós-graduação que melhor contribua ao seu desenvolvimento profissional, decidindo realizar MBA ou mestrado.  

 Antes de qualquer coisa, você sabe a diferença entre MBA e mestrado? O planejamento e gestão de carreira são imprescindíveis para que você possa fazer uma boa escolha, portanto, é importante buscar as informações necessárias antes de decidir que rumo tomar em sua formação. Seja em busca de um MBA ou mestrado. 

Atualmente, torna-se cada vez mais importante qualificar seu currículo realizando uma pós-graduação, sendo fundamental diferenciar os tipos de oportunidades oferecidos no meio acadêmico para realizar o curso que tenha mais a contribuir a sua área de conhecimento, atendendo às suas necessidades. 

A seguir, conheça as diferenças entre os dois cursos para que você possa optar entre MBA ou mestrado.

MBA

MBA é a sigla para Master of Business Administration (Mestre em Administração de Negócios), um curso de pós-graduação equivalente à especialização, ou seja, trata-se de uma formação lato sensu, com uma menor duração que os programas de mestrado. Contudo, o MBA é diferente dos tipos mais tradicionais de especialização voltados principalmente à teoria, uma vez que ele é voltado para a prática profissional, estudando casos do mercado e assuntos de interesse direto com a profissão. 

Diante disso, pode-se afirmar que os programas MBA são direcionados à área administrativa, formando gestores e executivos. Na verdade, esse é o tipo de curso procurado por profissionais que buscam crescimento profissional e reciclagem de conhecimentos para melhorar o desempenho em seu currículo ou sua inserção no mercado de trabalho. Isto é, esse tipo de especialização geralmente é buscado por empresários e empreendedores, bem como por profissionais que já atuam no mundo corporativo, sendo direcionada ao mercado profissional e ao cotidiano da profissão. 

Portanto, o perfil do aluno de MBA é de quem já esteja atuando profissionalmente, uma vez que é necessário ter algum conhecimento prévio para melhor aproveitar as disciplinas. Por ser um curso mais voltado às questões práticas do que teóricas, o MBA é ideal para quem não dispõe de muito tempo para os estudos ou pretende encaixar o curso nos intervalos de trabalho. O conhecimento da língua inglesa também é um fator que pesa na hora da escolha, pois os conteúdos estudados, muitas vezes, pedem domínio do idioma. 

Uma das grandes vantagens de fazer um MBA é o networking oferecido por esse tipo de ambiente, pois você tem a oportunidade de conhecer e aprender com profissionais atuantes no mercado. Logo, tanto colegas quanto professores se tornam fundamentais a sua rede de contatos, visando possibilidades profissionais e trocas futuras. Tanto o MBA ou mestrado são ótimas formas de conhecer pessoas e futuros parceiros.

Mestrado

  Agora se você tem o perfil mais voltado à pesquisa e ao conhecimento teórico, a modalidade stricto sensu talvez seja a melhor escolha para você. Com uma duração maior do que as especializações e MBAs, exigindo mais tempo de seus alunos, os cursos de mestrado precisam de autorização do MEC (Ministério da Educação) para que possam funcionar. É o MEC que também avalia os cursos anualmente, atribuindo pontuação a cada programa de mestrado em funcionamento no país.  

Ao contrário do MBA que oferece um certificado de conclusão, o mestrado garante um diploma de mestre ao aluno que chega ao fim do curso. Existem dois tipos de mestrado, o acadêmico (voltado aos estudos teóricos) e o profissional (trazendo temas ligados ao desempenho prático do mercado profissional) e ambos necessitam da apresentação de um trabalho final para a obtenção do título: a dissertação. 

O mestrado é o melhor caminho para os recém-formados que buscam, sobretudo, atuar como pesquisadores ou trabalhar como professores de nível superior, sendo um passo obrigatório para quem pretende realizar um doutorado posteriormente. Por focar mais nos aspectos teóricos e na pesquisa acadêmica, o mestrado pede um perfil de quem tenha afinidade com os estudos e leituras. Ele também exige mais tempo, muitas vezes dedicação integral.

Títulos de mestrado são bastante valorizados no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, representando um diferencial em seu currículo. Tanto o MBA ou mestrado são fundamentais para melhorar seu nível de qualificação, ajudando a se manter atualizado e conectado com o que há de mais novo em sua área. Os títulos também podem ajudar a garantir melhores remunerações, uma vez que as empresas valorizam a experiência acadêmica mais aprofundada. 

Seja sua escolha MBA ou mestrado, o fundamental é investir na sua carreira, buscando as melhores oportunidades de crescimento e investindo em uma formação qualificada que garanta seu sucesso profissional. E então, já fez a sua escolha? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *