Essas são as 6 características de um empreendedor de sucesso

Essas são as 6 características de um empreendedor de sucesso

Neste artigo vamos te mostrar quais as principais características de um empreendedor de sucesso para te ajudar a melhorar a sua empresa.

Todo mundo tem o sonho de ser seu próprio chefe e ter seu próprio negócio, então vamos te auxiliar a perceber se tem as mesmas características de um empreendedor de sucesso, com isso a sua empresa poderá crescer ainda mais.

Mas você já pensou se possui algumas características de um empreendedor de sucesso? Vamos te ajudar a descobrir.

Antes de começarmos, conheça a CNPJ.BIZ, que tem vários artigos interessantes, e ainda por cima, tem a ferramenta de prospecção de clientes e também uma ferramenta que te ajuda a achar determinadas empresas.

Para ficar mais simples, primeiro vamos entender o que é um empreendedor.

O que é um empreendedor?

Ser um empreendedor significa ser uma pessoa capaz de produzir novas ideias com bastante criatividade. Essa definição veio do termo empreendedorismo, que foi criado pelo economista Joseph A. Schumpeter, em 1940.

O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê algo antes de todos e antecipa as decisões, transformando em algo novo.

Existe também o espírito empreendedor, que é basicamente conseguir enxergar o que as pessoas precisam e achar uma forma de conseguir ajudá-las.

Após entender o que é um empreendedor, vamos ao tópico principal.

Características de um empreendedor de sucesso:

1 – Iniciativa:

Uma das coisas mais importantes é você não ter medo e se jogar. Sabe quando pensamos em algo e outra pessoa fala que pensou o mesmo, na hora surge a pergunta: “Por que não fez então?”. Se fosse um empreendedor, assim que surgisse a ideia, seria capaz de transformá-la em realidade.

Sempre que descobrir algo novo, tente usufruir disso e pense, claro, em soluções para imprevistos. Uma situação atual é o coronavírus, que exige que nos adaptemos a essa nova situação.

2 – Persistência:

Existe uma frase que usamos bastante que é “Aprendemos com nossos erros”, o que é quase verdade. Essa frase não é levada ao pé da letra, porque aprendemos ao corrigir nossos erros.

Por isso, não se esqueça disso após um fracasso. Devemos pensar que certas dificuldades são aprendizados. Graças a elas, você pode avaliar se tem algum plano ou meta que não está funcionando.

3 – Planejamento:

Totalmente importante, pois o empreendedor precisa ter aquele planejamento para acompanhar como estão saindo os resultados, isso vale para fazer uma correção ou melhora.

Para isso, é interessante você ter um planejamento para sempre ficar de olho na sua empresa.

4 – Autoconfiança:

Assim como precisamos ter a coragem, precisamos de confiança para transmiti-la ao cliente, e com isso, passar credibilidade para o cliente ou fornecedor.

Acredito que para ter bastante confiança, é preciso ter grande conhecimento no assunto, desse modo, a pessoa percebe que você sabe o que está fazendo e acredita quando fizer uma sugestão ou sugerir uma estratégia.

5  – Liderança:

Em algum momento você vai ter uma equipe, a não ser que você seja um empreendedor individual, por isso é importante você ser um líder compreensivo, mas sem perder a postura para não confundir as relações.

E tenha confiança no trabalho de todos e se coloque no lugar do outro sempre.

 6 – Capacitação:

Esse tópico não aparece por último porque não é importante, na verdade, é fundamental e um diferencial para a sua empresa.

O conhecimento é muito importante, infelizmente quando você possui uma capacitação, as pessoas acreditam mais no seu trabalho e ainda existem faculdades para aprimorar o empreendedorismo, então invista nessa parte que é o seu conhecimento.

Mas é claro que não é necessário ter conhecimento de tudo, você pode delegar esses conhecimentos para outros profissionais, e claro que é interessante você ter um pouco de conhecimento nessas áreas que já possuem profissionais.

Após entender as características de um empreendedor de sucesso, vamos te ajudar a como começar a desenvolver essas características.

Dicas para desenvolver essas características:

A primeira dica para desenvolver essas características é se dedicar totalmente ao seu negócio, logo em seguida, paciência e organização para melhorar tudo. Quando houver erros, as correções vão te ajudar a superar as adversidades, o que ajuda a desenvolver também a resiliência necessária.

Outra dica é fazer cursos e treinamentos, para aperfeiçoar e aprender coisas novas. 

Existem vários cursos disponíveis online ou presencial para aperfeiçoar as características do empreendedorismo, que além de ajudar o seu lado profissional, ajudam no pessoal também.

Quando estiver realizando esse processo, foque em algo que só você possa fazer e que esteja dentro do seu planejamento. 

Caso queira distribuir as tarefas, pode fazer também, mas de uma forma que delegue aos profissionais. Nessa era digital há várias formas de fazer isso online.

Diferença entre o empreendedor e o empresário:

Essa é uma das questões que causa mais dúvidas, são iguais ou são diferentes?

O empresário é aquele que opera, dirige ou é dono de determinada empresa. Por ser responsável pelas principais tomadas de decisões, é uma profissão que exige conhecimento em gestão, planejamento estratégico, finanças e administração.

O empreendedor é aquele que toma iniciativa para algo novo, é criativo. Para ser um empreendedor, não basta apenas ter a ideia,  mas é preciso saber colocá-la em prática.

O empresário até pode ter algumas características do empreendedor, mas as suas competências serão sempre pensadas na perpetuação da sua empresa ou negócio.

Querendo ou não, os dois se complementam, é ideal que em uma empresa tenha o empresário e o empreendedor. 

Conclusão. 

Esperamos que este artigo tenha sido muito útil para você, após entender tudo, você vai poder diferenciar o empresário do empreendedor.

E ainda saberá quais as características de um empreendedor de sucesso e como conseguir desenvolver tudo isso.

Não esqueça de conferir os artigos da CNPJ.BIZ e ainda a ferramenta de prospecção e a ferramenta para localizar certas empresas.

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco.

Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *