Como organizar uma casa?

Como organizar uma casa?

Organizar uma casa é uma tarefa que demanda repensar nos objetos que você já tem para a melhor funcionalidade de cada um deles dentro do ambiente.

Dessa maneira, alguns itens devem ser aproveitados de forma correta, outros adquiridos e já outros doados, visto que não tem mais serventia.

Afinal de contas, se você passa mais de um ano sem utilizar determinado objeto é porque ele não tem mais utilidade e está apenas ocupando espaço.

Sendo assim, para organizar uma casa é preciso pensar em itens que ajudam na organização, bem como as formas de ter mais espaço, por isso abaixo estão algumas dicas importantes. Confira!

Itens que ajudam na organização

Você nunca sabe onde está a chave do carro? A conta de energia que vai vencer sumiu, e agora?

Saiba que ter uma casa organizada envolve encontrar os objetos no momento em que você precisa deles.

Então, e aí que entram os itens que ajudam na organização, que são imprescindíveis em qualquer residência.

Potes de vidros

A melhor forma de guardar pequenos objetos que se espalham facilmente, como pilhas e parafusos, além de grãos para a alimentação é utilizando os potes de vidros.

É possível comprá-los em lojas que vendem artigos de casa ou até mesmo reciclar e reaproveitar os potes de conservas e geleias, por exemplo.

Nichos, estantes e prateleiras

Você ainda consegue organizar os itens da sua casa abusando do uso de nichos, estantes e prateleiras.

Por serem práticos e multifuncionais, eles servem para não apenas para guardar, mas também para expor objetos de decoração.

Como ficam aéreos, os nichos, estantes e prateleiras são recomendados para espaços pequenos, otimizando todo o cômodo.

Ganchos

Os ganchos também entram na lista de itens que ajudam na organização, pois ficam suspensos e são bastante versáteis. 

Além disso, eles são fáceis de serem instalados, apresentam um custo baixo e funcionam como excelentes suportes.

Com os ganchos é possível pendurar de tudo, visto que as possibilidades são diversas, como:

  • Chaves;
  • Casacos;
  • Mochilas;
  • Bijuterias;
  • Xícaras; 
  • Panelas, dentre outros.

Colmeias organizadoras

Não tem nada mais desconfortável do que abrir a gaveta e se deparar com ela toda remexida. Além do estresse, isso faz com que você perca tempo procurando o que devia estar visível.

A boa notícia é que esse problema pode ser facilmente resolvido com o uso das colmeias organizadoras.

Com elas a organização de armários e gavetas se torna mais funcional, já que você terá uma melhor visualização de todos os objetos.

Araras e cabides

Os cabides e araras são uma alternativa excelente para organizar uma casa, visto que podem ser usados para pendurar as peças que serão reutilizadas antes de serem lavadas.

Outra utilidade interessante para estes itens de decoração é deixá-los próximo a sala de estar, assim as visitas terão um local certo para pendurar bolsas e casacos.

Caixas

É claro que as caixas não poderiam ficar de fora desta lista, pois elas mantêm bem guardados e protegidos os mais diversos objetos, protegendo-os da poeira e da umidade.

Além disso, elas ajudam na otimização do espaço e podem ser usadas para armazenar de tudo, desde brinquedos, materiais de escritórios até produtos de higiene pessoal.

Divisórias de gavetas

Utilizar divisórias é uma forma muito interessante de organizar uma casa, pois elas mantêm os itens mais delicados guardados e seguros em armários.

Além disso, estas divisórias são úteis também para separar alimentos dentro da geladeira, facilitando o manuseio dos mesmos no dia a dia.

Placas perfuradas para a cozinha

As placas perfuradas, conhecidas como pegboards, podem ser usadas para pendurar os mais diferentes objetos da cozinha, como tesouras, espátulas, colheres, dentre outros.

Elas são itens decorativos bem divertidos, que trazem mais personalidade e estilo para a sua residência, tudo isso sem perder a funcionalidade, o que é muito importante quando se pensa em organização.

Como ter mais espaço?

Ter mais espaço nem sempre é uma tarefa fácil, em especial quando o ambiente é pequeno ou se tem objetos em excesso. 

Apesar disso, é possível sim organizar uma casa e conseguir mais amplitude dentro dela, basta colocar em prática as dicas certas.

Reduza a quantidade de objetos

Reduzir a quantidade de objetos é o primeiro passo para ter mais espaço na sua casa. 

Para isso, você deve analisar cada item da sua residência, pensando se ele é realmente útil e tem funcionalidade na sua rotina ou não.

Ao adotar esse simples conselho, você terá uma maior noção de cada objeto ali, o que vai tornar a arrumação um procedimento muito mais simples.

Organize por setores os itens

A organização de uma casa não deve ser feita pensando apenas no cômodo, mas sim na setorização dos itens.

Se você muitas revistas espalhadas pela casa, é possível destinar um único ambiente para elas, por exemplo. A mesma premissa é válida para documentos, papéis e roupas.

Divida as gavetas em caixas pequenas

Para ter mais espaço e organizar uma casa é interessante dividir as gavetas em caixas pequenas, principalmente se você tiver vários itens pequenos a serem armazenados.

Essa técnica também funciona muito bem na cozinha, com talhares, copos e potes, por exemplo.

Escolha de móveis otimizados

Para ter espaço você deve pensar na otimização dos móveis, apostando naqueles multifuncionais, como as camas que já vem com um baú.

Além desses, outras boas alternativas são os sofás e as camas com gavetas para guardar objetos.

Prateleiras ajudam a organizar uma casa

É claro que dentro das dicas para ter mais espaço em casa o uso de prateleiras não poderia ficar de fora.

As vantagens desse tipo de item são diversas, além de terem um custo baixo, elas dão um visual mais minimalista e clean para a sua residência. 

A depender do que for colocado na prateleira, você pode fazer uso de caixas ou deixar até mesmo os itens e objetos visíveis. 

Conclusão

Então agora é com você: use os itens de decoração e coloque em prática as dicas para ganhar mais espaço e organizar uma casa.

Se tiver dificuldades em realizar essa organização, não hesite em contar com ajuda de um Personal Organizer, que vai estruturar todo o seu ambiente de forma personalidade e funcional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *