Saiba tudo sobre o Banco do Brasil

Saiba tudo sobre o Banco do Brasil

O banco do Brasil é o banco mais antigo que existe nesse país, ele foi criado em 1808, por meio de um alvará do príncipe regente na época, o D. João. Inicialmente um capital de 1.200 ações com o valor de um conto de réis cada, foi liberada ao público da época, com o objetivo de subscrever ações para as pessoas que tinham mais dinheiro. 

No ano seguinte, a primeira agência do Banco do Brasil começou a operar no estado do Rio de Janeiro. O príncipe D. João pediu para os governadores das capitanias procurassem mais acionistas para o Banco do Brasil. De fato, esse esforço tinha sido todo em vão e até o ano de 1812, apenas 112 ações tinham sido subscritas, fazendo com que em 1817 fosse encerrada essa oferta pública. 

O BB  sofreu momentos difíceis nos seus primeiros anos, em 1819 foi construída uma nova sede para bolsa de valores no estado do Rio de Janeiro. Em 1821, com uma crise, o Banco do Brasil sofreu um grande saque feito pela família real, antes da sua volta para Portugal. Isso fez com que o banco voltasse à estaca zero, mas não parou por aí.

Após a independência do Brasil, a crise se aprofundou ainda mais, pois a época do primeiro reinado pós independência, ainda era uma desordem total. Em 1833, depois de muito custo, o Banco do Brasil foi liquidado e no mesmo ano, uma lei reestrutura a economia do país e o banco foi restabelecido, porém sem sucesso.

Após isso, com um capital de 10.000 contos de réis, considerado um bom dinheiro na época, Irineu Evangelista de Souza, criou uma nova instituição chamada Banco do Brasil, isso em 1851, fazendo com que o banco ressurgisse mais forte. Em 1853 houve a fusão do Banco do Brasil com o Banco Comercial do Rio de Janeiro, fazendo com que essa fusão tornasse o banco cada vez mais forte. 

De fato, o banco do Brasil já passou por muita coisa, até se tornar um dos maiores bancos do país, mas isso o deixou mais forte. Hoje o banco do Brasil é referência em apoio aos esportes e projetos culturais, fazendo com que seja vista a sua marca de diversas maneiras. 

A missão do BB é ser uma empresa rentável e líder na Administração e Gestão de Recursos de Terceiros, atendendo às expectativas dos clientes e do acionista e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Para que isso seja visto até hoje, o banco do Brasil busca sempre trabalhar em cima da ética, dos bons valores e do respeito à diversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *