O que fazer se a minha imagem foi utilizada sem os créditos?

O que fazer se a minha imagem foi utilizada sem os créditos?

Atualmente, com a facilidade de compartilhamento de mídia, tem crescido exponencialmente a quantidade de denúncias relacionadas a uso indevido da imagem, principalmente pela ausência dos créditos. Os créditos são, grosso modo, a assinatura do fotógrafo ou designer, por exemplo, em sua obra. Sendo assim, a ausência da assinatura faz com que a imagem não informe quem é o autor dela. Sem os créditos, o autor não é reconhecido por seu trabalho nem socialmente e, por vezes, nem financeiramente. Para auxiliar com essa situação tão incômoda, trouxemos nesse artigo algumas informações sobre como proceder em caso de imagens distribuídas sem créditos. Confira!

Converse com o responsável pela distribuição indevida

Caso você perceba que teve sua imagem utilizada sem os devidos créditos, primeiramente opte por tentar contato com o responsável pela divulgação, a fim de solicitar a exclusão da imagem ou a inclusão dos créditos. Caso o responsável pela divulgação se negue a retirar a imagem do ar, ou mesmo não responda à solicitação, então será necessário tomar outras providências.

Atualmente as redes sociais possuem uma área onde é possível fazer denúncias do uso de imagem sem créditos. São recursos pensados para proteger os direitos autorais, porém, é necessário estar atento às diretrizes do site para ter certeza que está ocorrendo uma violação. Só assim você terá sua solicitação atendida. A maneira como a denúncia é feita depende da rede:

Facebook

No caso do Facebook, é preciso preencher um formulário disponível na central de dúvidas da rede. É possível também entrar em contato com agentes designados do próprio Facebook. Caso você opte pela segunda opção, é necessário incluir na denúncia uma reivindicação completa de direitos autorais.

Instagram

Para fazer denúncias de uso indevido de imagem no Instagram, a burocracia é um pouco maior. É necessário enviar informações diversas por email, telefone ou carta. A lista das informações necessárias e o destinatário da reclamação estão disponíveis diretamente na página de suporte do Instagram.

Twitter

No Twitter também existe um formulário para quem quer denunciar uso indevido de imagem. Nessa rede, a denúncia só pode ser feita pelo autor da imagem ou por seu representante legal. Ná página de suporte do Twitter, é possível ter acesso às orientações completas sobre os processos para esse tipo de denúncia.

Assistência jurídica especializada

Em todo caso, é possível que você não deseje aguardar o resultado da denúncia via redes sociais, ou mesmo, é possível que a rede não entenda a distribuição como indevida. Caso isso aconteça, o Dr. Jorge André Fauth, advogado atuante em um escritório de advocacia porto alegre, alerta para a necessidade de que o autor da imagem procure assistência jurídica especializada. Dessa forma, será possível solicitar a exclusão da imagem ou a inclusão dos créditos via justiça, o que pode acabar sendo a única alternativa.

Se você é produtor de imagens, saiba que o reconhecimento pelo seu trabalho é um direito seu. Sendo assim, caso sua imagem tenha sido distribuída sem créditos, utilize as dicas acima para ter acesso ao seu direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *