Como usar o marketing de conteúdo para vender um serviço?

Como usar o marketing de conteúdo para vender um serviço?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que a sua empresa pode usar para encontrar mais oportunidades, visitantes, contatos e, é claro, vendas, assim como credibilidade e mídia espontânea.

Uma das vantagens de investir neste serviço é que ele é relevante no momento em que se quer resolver um problema, o que ajuda a passar credibilidade e visibilidade para o seu negócio. Portanto, isso resultará em um melhor posicionamento da sua marca como referência junto ao seu potencial cliente.

Como funciona o Marketing de Conteúdo? 

Uma das principais metas deste método é deixar o site da empresa em alta nas pesquisas dos buscadores de palavras-chave, como Google, Bing, Yahoo entre outros. Vamos usar o exemplo do site www.juliocesaryoshimura.com, em que temos um profissional da saúde capilar.

Então, uma maneira de bater esta meta é entrar em contato com o seu potencial cliente para educar, entreter, inspirar e convencer, com o objetivo de agilizar a decisão da compra. Neste caso, são as pessoas que sofrem de calvície e problemas relacionados à queda capilar.

Para divulgar seu conteúdo, é preciso conhecer alguns métodos simples para difundi-lo e ter resultados eficazes. Alguns deles são e-mail marketing, divulgação para sua lista de clientes, parceiros e leads. Além disso, é importante realizar publicações em redes sociais, na hora em que seus seguidores costumam estar online.

Marketing dentro do site 

Outro recurso que você pode utilizar é colocar um banner em seu website com informações sobre o conteúdo que ele contém. Depois disso, você pode usar a ferramenta de impulsionar, através de um anúncio para divulgar o seu conteúdo. 

Porém, antes de tudo, é preciso conhecer o seu cliente. Ou seja, saber quem são seus seguidores, quem te dá audiência. Dessa forma, conhecendo o seu público a comunicação entre você ficará mais fácil. No caso do site anterior, a análise feita é sobre as necessidades capilares que o indivíduo tem e de que forma o site pode supri-las, até que ele encontre o profissional em questão.

Alcance do cliente 

Todo indivíduo possui suas motivações, seus objetivos de vida, suas metas, suas histórias pessoais, suas preocupações e seus desafios. Sendo assim, elas que dirão como o seu serviço poderá resolver o problema que elas possuem.

Entretanto, para gerar esse tipo de conteúdo, é necessário saber como mandar a mensagem correta para a pessoa correta, no momento correto. Portanto, você deverá criar uma jornada de compra para saber qual é o conteúdo adequado para cada sujeito em determinado momento.

Funil?

Essa jornada pode ser comparada com o funil do Marketing Digital. Para isso é preciso saber quando os conteúdos mais genéricos são criados. Esse tipo de conteúdo oferece instruções sobre como solucionar um problema ou ainda contém um ensinamento de como alguma coisa pode ser solucionada.

Portanto, o que você deve fazer é perguntar o “como”. Um exemplo é se questionar como empresa tal faturou 200% a mais em apenas seis meses com o Marketing Digital. Isso só foi possível porque ela atraiu mais clientes.

Por fim, você também deve criar um tópico de esclarecimento de dúvidas, assim como o de um que possua mais referências sobre o serviço ou produto que você vende. Já que o cliente deve se perguntar se ele deve comprar aquilo e a resposta deve ser afirmativa. Para que isso seja mais fácil, você pode oferecer o serviço gratuitamente por um determinado período de teste. Outro recurso que você pode utilizar é colocar depoimentos dos seus clientes.

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